7.4.08

Esperneando

"Estudos mostram que (...) freqüentadores de academias de ginástica, cerca de um milhão são afetados por um transtorno de auto-imagem. Um deles é o Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), que se caracteriza pela preocupação excessiva com a aparência, no qual o paciente acredita sofrer de alguma deformidade corporal. O paciente de TDC revela uma percepção do próprio corpo que não corresponde à realidade. Muitaz vezes essas distorções são imaginárias ou fruto de alterações leves na aparência. "Esses pacientes estão sempre se observando em espelhos e, em geral, usam camuflagens do "defeito" com bonés, penteados, maquiagem ou roupas largas. Com medo de serem ridicularizados, muitos se mantêm excluídos do convívio social."

(Será mesmo um transtorno de um paciente ou isso é resultado de uma cultura de massa, que elege o que é bonito e o que é feio?! Será que já não somos hipócritas o suficiente?! Deus me livre-e-guarde!)

...

Um pai joga uma filha de cinco anos da janela do sexto andar de um prédio de classe média-alta em São Paulo. No corpo da menina, marcas de agressões físicas, sufocamento e lesões diversas. Nos sinais de trânsito do Rio, meninos jogam limões para cima na esperança de alguns centavos. Quando não, usam líquidos ácidos para intimidar motoristas. Em Brasília, cartões corporativos e atitudes (também) corporativas jogam os interesses públicos para baixo do tapete. Tem horas que eu gostaria de voltar a ser óvulo. Ou de me jogar também, na noitada é claro!!! (rs)

...

Aprenda uma coisa: (1) não se deve beber tanto nas sextas-feiras. A gente corre o risco de não lembrar como chegou em casa. E o pior, não vai ter estômago para beber no resto do final de semana. (2) Amigos são seres sensacionais, mesmo zoando a gente pelo resto da semana contando o que o seu corpo fez enquanto sua consciência estava dando uma voltinha por Plutão. (3) Se não se lembra, negue!

...

Eu sempre me achei um louco. Mas quanto mais conheço as pessoas, mais normal eu me vejo. É chato ser adulto, mas ter síndrome de Peter Pan é demais pra minha mente.

Abçs.